quarta-feira, 1 de julho de 2015

Glucagon

O glucagon é o hormônio oposto à insulina. Enquanto ele previne a hipoglicemia, a insulina, a hiperglicemia. Ele utiliza as biomoléculas para nutrir outros tecidos durante períodos de jejum, retirando-as dos seus depósitos como: o glicogênio ou tecido adiposo ou músculos. 
A primeira reserva energética utilizada pelo corpo será o glicogênio (carboidratos) através da enzima glicogênio fosforilase. Como segunda reserva se utilizará o tecido adiposo pela formação de ácidos graxos e glicerol a partir do triglicerídeo. 
A baixa glicemia é o estímulo principal para a liberação de glucagon. Ele age ativando a quebra de glicogênio, inativando sua síntese. Ele irá ativar a gliconeogênese através do catabolismo de outras moléculas. No tecido adiposo ele ativa as lipases, o qual aumentará a mobilização de ácidos graxos.
No jejum o metabolismo de lipîdeos é importante para a cetogênese no fígado. Como a gliconeogênese começa a ocorrer em altas taxas o metabolismo de proteínas será utilizado como via para o fornecimento de aminoácidos.


Referências:
http://debby2008lipdios.blogspot.com.br
http://bioquimica-obesidade.blogspot.com.br/2010/08/glucagon.html

Por: Fernanda Araújo Ferreira