Os lipídeos são compostos que ocorrem com certa frequência na natureza, podem ser encontrados em diversos locais, como em um ovo ou no sistema nervoso do ser humano, são importantes componentes das membranas de plantas, animais, como por exemplo na bicamada lipídica. Os lipídeos são pouco solúveis em água e solúveis em solventes orgânicos. As gorduras e os óleos são lipídeos em termos de solubilidade ( Campbell, 2000)
O tema deste post são as gorduras saturadas, que por sua vez são uma dos dois tipos de gorduras encontrados nos alimentos. Geralmente são de origem animal e quando expostas a temperatura ambiente ficam em seu estado sólido. Podem ser encontradas em vários tipos de alimentos como, carnes vermelhas, carnes brancas, leite e seus derivados. A diferença entre uma gordura saturada e uma insaturada, é que na primeira a não há ligações duplas entre os átomos de carbono que estruturam a gordura, assim os ácidos graxos ficam saturados com hidrogênio.
As gorduras saturadas são as principais causadoras da elevação do colesterol plasmático, pois este reduz os receptores celulares b-e, inibindo a remoção plasmática das partículas de LDL-c, permitindo, a maior entrada de colesterol nas partículas de LDL-c (Rique, 2002). Assim as gorduras saturadas foram relacionadas diretamente com o aumento do risco de doenças cardiovasculares.
A recomendação do consumo de lipídeos para a população em geral é de <_30 de gorduras, <_10 saturadas, até 10% de poliinsaturadas e < 300mg de colesterol por dia. Para indivíduos com doenças cardiovasculares, consumo de 25% a 30% de lipídios, com <7% saturados, até 10% poliinsaturados e < 200mg de colesterol por dia ( Rique, 2002 ). O que nos mostra que mesmo com doenças cardiovasculares o indivíduo necessariamente não precisava cessar o consumo de gorduras, deve-se apenas controla-lo para que não haja o seu excesso e uma futura deposição nas artérias do coração.
Figura 1 :
demonstra a não existencia de ligações duplas na estrutura, causando a
saturação de hidrogênio.
REFERÊNCIAS
RIQUE, R.A.B.;
SOARES, A.E.; MEIRELLES, M.C. Nutrição e
exercício na prevenção e controle das doenças cardiovasculares. Brasil,
Revista Bras. Med. Esporte – Vol 8, nº 6, 2002, 245-254p.
CAMPBELL, M. K. Bioquímica. Trad. FERREIRA, B. H ...[et al], - 3.ed. – Porto Alegre
: Arte Médicas Sul, 2000. 204-206p.
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-sao-gorduras-saturadas-insaturadas-e-gordura-trans
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gordura_saturada
Postagem por : João Carvalho
Postagem por : João Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário