terça-feira, 23 de junho de 2015

Gordura Trans

Gordura Trans

A gordura trans é um tipo de gordura sintetizada por indústrias pelo processo de hidrogenação, que consiste na adição de um hidrogênio a sua cadeia carbônica, alterando a sua configuração de “cis” para “trans”, aumentando o seu ponto de fusão e teor calórico. O ser humano não produz essa gordura, porém ela pode ser encontrada em outros animais, sendo produzida no estômago deles.

A principal utilidade da gordura trans pelas indústrias é melhorar a consistência dos alimentos e aumentar a sua durabilidade, além disso, ela quebra a sensação de saciez do organismo, o que faz com que o seu consumo seja ainda mais elevado. É encontrada em diversos alimentos tais como: biscoitos, sorvetes e principalmente em alimentos de fast-food e é formada em processos de fritura.

A gordura trans não é essencial para o nosso organismo, ela eleva o nível de LDL (colesterol ruim) devido a supressão das atividades de seu receptor no fígado, fazendo como que o LDL continue circulando pelo organismo, acumulando colesterol nas paredes dos vasos sanguíneos, causando o entupimento desses mais tarde. Por isso, o consumo elevado dessa gordura pode causar doenças cardiovasculares como a arteriosclerose, AVC e infarto. Além disso a gordura trans aumenta a obesidade abdominal, aumenta o risco de desenvolvimento de diabetes e diminui o nível de HDL (colesterol bom) no sangue.

Para as gestantes, a gordura trans não pode ser ingerida, pois ela é transportada para o bebê pela placenta, retardando o seu desenvolvimento. O mesmo vale para bebês em período de amamentação.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a ingestão dessa gordura não passe de 1% do valor calórico da dieta.

Ao comprar alimentos industrializados é recomendado conferir o seu rótulo para conferir se há gordura trans ou não.







Postagem por: Lucas Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário