Hipercolesterolemia
A presença de colesterol no sangue até uma faixa de 200 mg/Dl , é considerada padrão , mas quando essa taxa passa a ser superior a esse valor , é caracterizada como hipercolesterolemia , ou seja, uma taxa acima da normalidade.
Uma das grandes causas da hipercolesterolemia é o elevado nível de LDL no sangue, elevando a um alto risco a saúde, porém o colesterol alto não provoca sintomas, e podendo só se manifestar quando pessoa sofrer um infarto do miocárdio.
Em geral a hipercolesterolemia está associada a uma predisposição genética, advindas de uma herança de alterações nos genes que atrapalham o metabolismo de gorduras, e geralmente associado a uma má alimentação e o sedentarismo. É necessário sempre estar alerta para os níveis de colesterol no sangue.
O tratamento para a hipercolesterolemia é feito através de medicamentos, em especial as estatinas, que atuam no fígado, responsável pela formação do colesterol, que irá inibir uma enzima importante na formação do LDL, além disso, a reorientação alimentar e a práticas de exercícios físicos é de muita importância no tratamento da hipercolesterolemia.
Para se evitar é importante que desde pequenos comecemos a ter uma alimentação saudável, incluindo ingestão de fibras que ajudam a regular o colesterol, não possuir uma vida sedentária e estar sempre de olho nos níveis de colesterol no sangue.
Felipe Braga Viana
Referências: http://www.infoescola.com/saude/hipercolesterolemia/
http://www.rgnutri.com.br/sqv/patologias/hcoleste.php
http://www.criasaude.com.br/N10519/doencas/colesterol.h
Nenhum comentário:
Postar um comentário