terça-feira, 23 de junho de 2015

Dieta Cetogênica


A dieta cetogênica foi uma das precursoras a dizer que a razão para um alto crescimento da obesidade nas populações, seria o consumo desenfreado de carboidratos. Devido a industrialização de vários alimentos e a alta utilização de açucares em suas receitas, para que se obter um melhor gosto, e em alguns casos maior durabilidade dos produtos.

Os carboidratos estão geralmente em alimentos que contém açúcar e farinha de trigo, são alimentos como : pães, sorveres, arroz branco, bolos, biscoitos.
Em uma dieta cetogênica, todos os alimentos que contenham grande quantidade de carboidratos são cortados, ou seja a alimentação se baseia em 90% de gorduras e proteínas, que poderão ser consumidas ao longo da dieta. Alguns alimentos que poderiam estar na dieta seriam : Carnes vermelha, branca, ovos, queijos, azeite, castanhas dentre outros.

O corpo humano utiliza principalmente carboidratos como fonte de energia, quando essa fonte é cortada, o corpo necessita de glicose e energia para suprir suas necessidades, dentre elas alimentar importantes órgãos como, fígado, músculos, cérebros e coração. Quando as reservas de glicogênio e carboidratos se esgotam, o corpo entra em estado de cetose, que consiste em utilizar gorduras como fonte primária de energia. Logo será necessário que a alimentação seja rica em gorduras para que o corpo possa queimá-las, tanto as ingeridas e as que estão disponíveis no tecido adiposo.

O estado de cetose é oriundo de um aumento de corpos cetônicos, como : β-hidroxibutirato e acetoacetato que tem características ácidas. Que são reguladas pelo ação de a gentes tamponantes no sangue, podendo esses corpos cetônicos serem eliminados pela urina.
Como a fonte de carboidratos foi cortado, picos de insulina serão menores, assim não inibindo hormônios do crescimento, ajudando na obtenção de músculos e na diminuição de gorduras localizadas.


Um dos pontos negativos da dieta cetogênica, é a diminuição da resistência ao praticar exercícios físicos. O que é aconselhável é que se efetue um pequeno ciclo de altos carboidratos, em algum dia da semana para que as reservas de glicogênio sejam mantidas e regeneradas, assim ao praticar exercícios essas reservas poderão ser gastas.

Referências

http://mude.nu/dieta-cetogenica-ciclica-carboidratos/

http://www.tuasaude.com/dieta-cetogenica/

Por : João Carvalho

Um comentário:

  1. Eu tive de fazer uma redução forte nos carboidratos da minha dieta alimentar por conta da diabetes. Minha nutricionista fez um cardápio muito bom, mas acabei encontrando umas receitas ótimas aqui, sem carboidratos, sem problemas pra mim. Mesmo nas atividades físicas.

    ResponderExcluir